NOTÍCIA: Projeto disponibiliza na internet documentos artísticos raros

Documentos raros que remetem a diversos capítulos da história cultural brasileira podem a partir de agora ser consultados em todo o mundo pela internet. Os itens, que fazem parte do acervo do Centro de Documentação e Informação da Fundação Nacional de Artes (Cedoc/Funarte), começaram a ser divulgados pelo projeto Brasil Memória das Artes.

Os resultados desse trabalho foram apresentados na segunda-feira (8), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife. O projeto permitiu que fotos, filmes, desenhos, publicações, partituras, arquivos sonoros e textos fossem higienizados, acondicionados, catalogados, digitalizados e, enfim, lançados na rede.

O espaço guarda materiais sobre grandes nomes das artes brasileiras, como Cartola, Nelson Rodrigues e Augusto Boal. Entre as coleções que já foram colocadas ao alcance dos internautas está o acervo do produtor Walter Pinto. Os espetáculos da companhia de Walter fizeram sucesso entre os anos 1940 e 1960 e renovaram o gênero da revista. O acervo inclui programas, textos, partituras, fotos e propagandas de espetáculos.

Os arquivos do Cedoc vêm sendo digitalizados desde 2000, mas boa parte do material ainda é inédito na web. Como é o caso dos áudios dos shows do Projeto Pixinguinha, gravados na década de 1970 e agora disponibilizados na rede.

A primeira iniciativa de difusão foi feita em 2006, quando a Funarte disponibilizou na internet o Canal Virtual, que reunia acervo sonoro e fotográfico. No final do ano de 2009 também foi lançado o Portal das Artes, que ampliou o acesso aos conteúdos do Cedoc e integrou os ambientes online da Funarte.

O evento de apresentação dos primeiros resultados do Brasil Memória das Artes acontecerá em São Paulo, no próximo dia 16, Brasília, no dia 22, e Belo Horizonte, no dia 26.

O material está disponível no Portal das Artes: www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes
Foto: Funarte (Gonzaguinha e Marlene: parceiros no Projeto Pixinguinha em 1977 e 78)
Fonte: Secom

Postagens mais visitadas