CULTURA: Projeto desenvolvido pela Cultura e Educação, incentiva crianças e jovens e qualifica mão de obra rara
| Marcelo Zago, Hélio e Bruno Zago |
Em 2010, a Administração Municipal por meio das Secretarias da Cultura (SMC) e Educação (SME) desenvolveu no Cemfica Solar Bezerra de Menezes a oficina de Luteria, (manutenção e construção de instrumentos musicais). O violino possui uma técnica muito peculiar em sua fabricação, e manter viva a profissão de quem o fabrica, o Lutier, é o objetivo da Administração.
O projeto, realizado pelas secretarias da Cultura e Educação obteve êxito em 2010 graças à união de ambas. A Cultura financia o projeto, se responsabilizando pelo pagamento dos instrutores, R$ 15 mil para os lutieres durante todo o ano, para passarem a técnica aos adolescentes. Já a Educação cedeu às dependências do Solar Bezerra de Menezes, pois lá existe uma oficina de marcenaria desde 1987, quando era o antigo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFIC), passando a ser em 1994 o Cemfica. Os profissionais Bruno Zago, de 87 anos e seu filho, Marcelo Zago, 42, iniciaram o curso com 20 alunos entre 10 e 14 anos, 8 terminaram. Segundo a diretora do solar, Mercília Rodrigues o desenvolvimento do projeto foi muito importante e os resultados nítidos."Nos sentimos a mudança no comportamento das crianças depois que elas começaram as aulas".
| Mercília Rodrigues |
A profissão é rara e está de acordo com o objetivo, que é dar ocupação aos lutieres e uma profissão aos garotos, dotando-os de sensibilidade para a música, afirmou o Secretário da Cultura, prof. Hélio Consolaro.
Os alunos que concluíram a oficina de Luteria ano passado foram:
Projeto desenvolvido pela Cultura e Educação, incentiva crianças e jovens e qualifica mão de obra rara
Luís Gustavo Alves da Cruz, Willian Danas Fonseca, Dener Almeida Martins da Silva, Reiná Rsende Alves, Reinaldo Resende Alves, Mateus Trindade, Weslei Wily, Válter Pardinho.| Projeto formou crianças e jovens |
No primeiro ano do projeto, os alunos aprenderam a fabricar o violino. Antes de começarem propriamente a talhar o instrumento, eles talham figuras em peças de madeira, para que a criança passe a ter alguma habilidade no manuseio dos instrumentos. O próximo passo consiste nas aulas de música. Os alunos aprendem a tocar o instrumento.
Fonte: Secretaria da Cultura de Araçatuba
Fonte: Secretaria da Cultura de Araçatuba

