MÚSICA: Sáb e Dom, 14 e 15; Virada Cultural vai movimentar Araçatuba

No próximo final de semana, das 18h do dia 14 às 18h do dia 15, Araçatuba vai receber diversas manifestações culturais, entre música, dança, teatro, encontro literário e exposição de artes plásticas. É a Virada Cultural Paulista 2011. Serão realizadas 36 apresentações em sete pontos da cidade, em especial na praça Getúlio Vargas (palco principal) e no teatro da Unip (Universidade Paulista).



A Virada será realizada em 23 cidades do Estado de São Paulo. Em Araçatuba, a abertura oficial acontece às 18h no teatro da Unip, com o espetáculo “Heiner Muller em Repertório”, encenado pela Cia. Nova de Teatro. Vários eventos serão realizados simultaneamente. Entre os shows mais aguardados estão os dos artistas Zeca Baleiro (Foto: Marcos Hermes) e Fafá de Belém. Ambos vão se apresentar na Getúlio Vargas.

O maranhense sobe ao palco no início da virada de sábado para domingo, à 0h. Ele fará uma retrospectiva da sua carreira, com releituras de canções como “Salão de Beleza”, “Telegrama” e “Você não liga pra mim”. Já Fafá de Belém fará o encerramento da Virada Cultural, a partir das 17h, com um show em que relembrará os maiores sucessos dos 35 anos de sua carreira. (Continue lendo: Clique abaixo em "mais informações")





A cidade terá ainda a presença do escritor Ignácio de Loyola Brandão, DJ Rafael Cancian, grupo Farofa Carioca, banda Bohemian Queen, comediante Renato Tortorelli, banda Liquidus Ambiento, Cia. Tempo de Brincar (teatro infantil), Confraria da Dança, Irmãos Marambio (palhaços), Cia Vitrola Quântica (dança), banda Canastra, cantoras Roberta Campos e Tulipa Ruiz, entre outros.

Artistas locais

A Virada Cultural ainda contará com artistas de Araçatuba. A banda Swing Snake Blues vai se apresentar no palco principal, a partir das 21h. No Museu Araçatubense de Artes Plásticas, às 11h, tem início a exposição “Correntinhas”, da artista Mildred Pacitti. Já às 14h, no palco da praça Getúlio Vargas, o músico Mário Carteado vai interpretar composições próprias e de artistas consagrados, como Gordurinha, Lenine e Gilberto Gil.



Também haverá uma apresentação da Banda de Sopros do projeto Guri (polo de Andradina), na Catedral Nossa Senhora Aparecida, a partir das 11h. Os governos municipal e estadual, por meio de suas secretarias de Cultura, são os realizadores da Virada, que está na sua quinta edição. Segundo o secretário municipal de Cultura, Hélio Consolaro, os preparativos para o evento estão sendo intensos.

Expectativa

“A equipe está trabalhando com esmero e esperamos receber um público maior do que no ano passado, quando 33 mil pessoas acompanharam a Virada”, afirma o secretário. Segundo Consolaro, a Prefeitura de Araçatuba investiu R$ 135 mil nesta edição e será responsável pela infraestrutura, como palco, luz, som, camarim, recepção dos artistas e locais das apresentações.

O Governo do Estado de São Paulo banca o cachê, transporte e hospedagem dos artistas, além da divulgação e produção, que é da Associação Paulista dos Amigos da Arte. O SESC é parceiro no evento e a Unip apoia. Mais informações e programação completa: www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br ou viradapaulista-ata.blogspot.com.

Postagens mais visitadas