quarta-feira, 2 de março de 2011

CULTURA: Em Abril: Dia 2 de abril, realização da 3.ª Conferência Municipal de Cultura no Senac



CMPCA e Secretaria Municipal da Cultura promovem III Conferência Municipal de Cultura de Araçatuba

A III Conferência Municipal de Cultura de Araçatuba – 2011 terá como objetivo avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos órgãos públicos nos últimos dois anos, dentro das diretrizes fixadas na II Conferência Municipal de Cultura, realizada em 2009, além de recolher sugestões complementares ao Plano Municipal de Cultura, elaborado pelo Conselho Municipal de Cultura e Secretaria Municipal da Cultura.
Seu tema é DEMOCRATIZAÇÃO E MUNICIPALIZAÇÃO SISTÊMICA DAS POLÍTICAS CULTURAIS EM ARAÇATUBA e os interessados em participar da conferência ou em encaminhar sugestões para o Plano Municipal de Cultura devem fazê-lo até o próximo dia 15 de março, preenchendo o formulário disponível no site do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPCA) – www.cmpc-aracatuba.com.br - ou pessoalmente, junto à Secretaria Municipal da Cultura, à Rua Anita Garibaldi, 75 – Centro.
Serão oito grupos de trabalho, a saber:
Grupo de Trabalho I – Patrimônio Cultural
Grupo de Trabalho II – Artes Plásticas, Digitais e Artesanato
Grupo de Trabalho III - Artes Audiovisuais
Grupo de Trabalho IV - Artes Cênicas
Grupo de Trabalho V - Artes Corporais
Grupo de Trabalho VI – Música
Grupo de Trabalho VII - Artes Escritas
Grupo de Trabalho VIII – Expressões Folclóricas e Populares

As sugestões a serem encaminhadas para as discussões em cada grupo de trabalho da III Conferência Municipal de Cultura deverão ser pensadas levando em consideração seis itens básicos:
* FORMAÇÃO: Visa avaliar o ser humano pela e para a arte. Equivale a pensar na educação das novas vocações artísticas, bem como na reciclagem de antigos valores para a capacitação de artistas e/ou docentes de artes por intermédio de cursos, workshops, palestras e oficinas.
* FOMENTO: Visa definir variadas e melhores formas de se captar recursos para a execução de projetos e ações, inclusive pela utilização de leis de incentivos fiscais.
* PRODUÇÃO: Visa levantar formas de melhor exibir e/ou executar shows, espetáculos, exposições, festivais, mostras, acervos, bem como maneiras de estabelecer novos projetos e avaliar suas metas por meio do levantamento de custos, planilhas orçamentárias, definição de profissionais envolvidos, contratação, mão de obra especializada e toda e qualquer logística que envolve a produção.
* DIFUSÃO: Visa estabelecer as melhores formas de divulgação de projetos, espetáculos, shows, informações e ações diversas.
* CIRCULAÇÃO: Visa definir modos de promoção da circulação de espetáculos, shows, performances, exposições, acervos, etc, levando-se em consideração o espaço, o equipamento técnico e a logística necessária.
* PRESERVAÇÃO: Visa promover a preservação de quaisquer bens públicos de cultura, sejam eles: imóveis históricos, memória móvel e imóvel (acervos), bens materiais e imateriais, tombados ou a tombar, resgate e preservação de manifestações populares e/ou folclóricas visando a manutenção da identidade histórica do município.
Para o secretário municipal da Cultura, Hélio Consolaro, a Conferência atende não apenas as necessidades do município, ouvindo os mais diversos segmentos ligados à vida cultura da cidade, mas também cumpre uma das exigências do Ministério da Cultura, quanto à implantação do Sistema Municipal de Cultura.
Já para o presidente do CMPCA, Henry Mascarós, a Conferência também servirá para que se faça uma avaliação de tudo o que foi desenvolvido nos últimos dois anos, na vida cultural da cidade, e para uma prestação da atuação do próprio Conselho. “Fizemos um trabalho dos mais intensos, preparando as leis que compõem o Sistema Municipal de Cultura e que hoje servem como referência para todo o país. É importante que as pessoas saibam que Araçatuba está à frente em todo esse processo e que o Conselho teve um papel essencial nisso tudo, representando a sociedade civil em toda essa discussão”, comentou.


Evento: III Conferência Municipal de Cultura de Araçatuba – 2011
Democratização e Municipalização Sistêmica cas Políticas Culturais em Araçatuba
Data: 2 de abril
Local: SENAC Araçatuba – Av. João Arruda Brasil, 500
Horário: das 8h às 18 horas
Inscrições: Secretaria Municipal da Cultura, rua Anita Garibaldi, 75 - 18 36361270 - centro

Fonte: Cultura de Todos

 
Photography Templates | Slideshow Software