CINEMA E TV: Blogueiro Araçatubense no Campus Party Brasil 2011.

Blogueiro de Araçatuba participa de debate sobre podcast na Campus Party Brasil 2011

Eduardo Moreira participa pela terceira vez do maior evento de tecnologia da América Latina

O blogueiro e consultor de tecnologia araçatubense Eduardo Moreira é um dos convidados para participar de um dos debates da Campus Party Brasil 2011, o maior evento de tecnologia da América Latina, como um dos mais destacados nas atividades de blog e podcast em 2010. Ele estará ao lado de grandes nomes da internet brasileira, como o produtor musical Maestro Billy (do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo), para falar sobre o cenário do podcast brasileiro.

Eduardo Moreira começou a escrever em seu blog pessoal em janeiro de 2008, e por já trabalhar profissionalmente com informática e tecnologia desde 1996, a escolha por esses temas foi algo natural. Com o tempo, viu a necessidade de criar uma marca para este empreendimento, e em junho de 2008 lançou o blog de tecnologia e gadgets TargetHD (www.targethd.net), especializado nos principais lançamentos de produtos de tecnologia no Brasil e no mundo. Com o blog, nasceu o TargetHD Podcast, um programa de áudio semanal, que fala dos principais acontecimentos da tecnologia, com opinião e bom humor.

Graças ao trabalho no TargetHD, Moreira foi convidado pelas assessorias de imprensa dos principais fabricantes para alguns dos principais eventos e lançamentos de tecnologia do Brasil, sendo o único blogueiro da região a fazer a cobertura dos últimos lançamentos de marcas como Sony, Nokia, Motorola, Apple, LG e Samsung. Também por causa do TargetHD, Moreira foi convidado a escrever para colunas de tecnologia em diversos veículos, como a área de tecnologia do Portal POP e a revista T.I. Digital. Também fez a cobertura da edição 2010 da Campus Party Brasil pelo jornal Folha da Região. Hoje, ele colabora como editor do site de tecnologia TechTudo (www.techtudo.com.br), da Globo.com.

Hoje, o TargetHD é um dos blogs araçatubenses mais visitados da região, com mais de 200 mil visualizações por mês, com visitas de leitores do Brasil e do exterior. Na rede social Twitter, a conta pessoal de Eduardo Moreira (http://www.twitter.com/oEduardoMoreira) e a conta do blog TargetHD (http://www.twitter.com/TargetHD) são as que possuem o maior número de seguidores entre os usuários da região de Araçatuba, com aproximadamente 2.700 e 7.200 seguidores respectivamente.

Eduardo Moreira aproveitou a experiência adquirida no TargetHD para iniciar em conjunto com outros internautas um novo projeto em novembro de 2008, o Spin-Off (www.spinoff.com.br), um blog e podcast de TV e séries, que é um de seus hobbies nos momentos de lazer. Mas o que começou como uma brincadeira acabou virando um negócio sério: hoje, o Spin-Off se tornou uma das referências nacionais no assunto, tendo uma audiência média de 150 mil visualizações por mês, e é patrocinado por grandes marcas do mundo do entretenimento, para divulgação de séries e ações promocionais. Moreira atua como editor do Spin-Off Podcast, que em 2009, foi premiado como melhor podcast na categoria Cinema e TV, no Prêmio Podcast 2009.

Em virtude desse histórico, Eduardo Moreira foi convidado neste ano para fazer parte de uma das mesas de debate da área de Social Media da Campus Party Brasil 2011, para falar ao lado de outros grandes nomes da internet brasileira sobre suas experiências na área de blog e podcast. Essa será a terceira vez que Moreira estará no evento para fazer a cobertura para o TargetHD, e a primeira como convidado oficial do evento. Por conta disso, o blog TargetHD é um dos parceiros oficiais da Campus Party Brasil 2011, na área Comunidades, ao lado dos maiores blogs do Brasil.

O que é podcast?

Podcast é um arquivo de mídia digital (em áudio, vídeo, fotos, PDF, etc), que é distribuído através de um feed RSS, que é uma espécie de “inscrição” que o internauta faz para receber automaticamente esse conteúdo, ou através de uma notificação em um programa específico para gerenciar esses feeds, ou fazendo o download automático do arquivo publicado. Apesar de o seu nome sugerir que só usuários de iPods podem acessar podcasts, qualquer pessoa que possuam um player de MP3, ou um celular que reproduza arquivos neste formato pode ouvir podcasts. A informação chega em um formato independente, prático e objetivo, permitindo que o usuário escolha o melhor momento para ouvir o programa assinado.

Sobre Eduardo Moreira

Natural de Araçatuba/SP, desde os 16 anos trabalha com informática, na área de assistência técnica e manutenção de computadores. Fez ao longo dos anos diversos cursos de especialização em informática e tecnologia, se especializando ao longo do tempo em tecnologia móvel (celulares, smartphones, notebooks e netbooks). Em junho de 2008, lançou o TargetHD (www.targethd.net), blog e podcast focado nos lançamentos de tecnologia do Brasil e do mundo. Em novembro de 2008, lançou o blog Spin-Off (www.spinoff.com.br), que é um blog e podcast focado nas séries televisivas, e assuntos ligados ao mundo da TV. Com esses projetos, participou de alguns dos principais eventos de tecnologia nacionais em 2009 e 2010, como eventos de lançamentos de tecnologia, e coletivas de imprensa de fabricantes. Atua hoje como colaborador do blog de tecnologia da Globo.com, o TechTudo (www.techtudo.com.br). Já colaborou como colunista da área de tecnologia do portal POP, e da coluna de gadgets da revista T.I. Digital. Venceu o Prêmio Podcast 2009 na categoria Cinema e TV, pelo Spin-Off Podcast, onde é um dos responsáveis pela produção e edição de seu conteúdo.

Postagens mais visitadas