MUSEU MUSICAL: Domingo, 31; Museu Itinerante "Tião Carreiro"


O Museu Itinerante Tião Carreiro estará em Araçatuba para apresentar a história do maior mito da música caipira, que iniciou carreira na cidade. A exposição será aberta ao público no dia 31 de outubro, a partir das 16h, na Praça João Pessoa. Além de conhecer o Espaço Cultural Tião Carreiro, os araçatubenses prestigiarão um show musical com dez duplas sertanejas.

Araçatuba será a 35ª cidade percorrida. Segundo o idealizador do projeto e cantor sertanejo José Firmino (Brasão), no roteiro estão previstos 130 municípios de oito Estados brasileiros. A iniciativa tem como objetivo resgatar e divulgar a vida do violeiro pelo País. “Nós fizemos vários estudos antes de criar o museu e constatamos que muitos jovens que conhecem as músicas de Tião não sabem nada sobre sua história”, justifica Brasão, que além de fã do cantor também foi seu amigo por longos anos.

O acervo do museu é composto por documentos e objetos, como a primeira viola do artista, fotos de sua infância em Araçatuba e da carreira, por todo o Brasil. A arrecadação desses materiais teve a colaboração de familiares de Tião Carreiro.

No dia 31, antes de abrir o museu ao público, será realizada uma carreata pela cidade convidando a população para conhecer o espaço e prestigiar as apresentações musicais. A entrada no museu itinerante será gratuita. A Secretaria Municipal de Turismo e o Governo de Araçatuba apoiam a iniciativa.

Postagens mais visitadas