CULTURA: MUSEU DE ARAÇATUBA RECEBE EXPOSIÇÃO AFRO-BRASILEIRA



Rubem Valentim
O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Cultura (SMC), realiza, a partir de hoje (3), sexta-feira, a exposição afro-brasileira “Emblemas Afro-Baianos de Rubem Valentim”. O evento ocorrerá no Museu Pedagógico Marechal Cândido Rondon, a partir das 20h. A entrada é gratuita.




Carlos Paupitz, diretor do Departamento de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural da SMC, a exposição está sendo recebida em um momento oportuno. "Foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) que 2011 será o Ano Internacional dos Afrodescendentes. Portanto, a exposição será importante também para estimular as abordagens sobre do tema".


A exposição é composta por 14 obras produzidas pelo artista plástico Rubem Valentim. As imagens simbolizam o candomblé por meio de uma linguagem geométrica, do colorido típico dos trabalhos do artista, e de características ligadas ao movimento artístico vanguardista com o intuito de acabar com a distinção entre forma e conteúdo.


Antes da abertura do exposição, haverá uma mesa redonda com o tema "Os desafios da implementação da lei 10.639/03 em Araçatuba", que institui a obrigatoriedade do ensino de história e da cultura afro-brasileira nas escolas. O debate terá início às 19h.

Carlos informa também que a exposição está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Muses (Sisem-SP) e o Museu Afro Brasil de São Paulo. A exposição ficará no museu até o dia 17 deste mês. O Museu Marechal Cândido Rondon fica localizado na rua 15 de novembro, 247, no Centro. 

Este blog está concorrendo ao prêmio Top Blog 2011.


Se você acredita no nosso trabalho é só clicar na imagem abaixo e clicar de novo em votar.

Postagens mais visitadas