TEATRO: Festara seleciona espetáculos em nível nacional.


A produção do FESTARA 2011- que será realizado de 14 a 23 de outubro, selecionou os espetáculos que irão se apresentar. Dos 87 projetos inscritos o público de Araçatuba e região poderá prestigiar 27 apresentações. De acordo com o Diretor de Cultura de Araçatuba, Alexandre Melinsky, diversos locais serão utilizados para as apresentações. Os espetáculos serão apresentados no teatro, ruas, praças e em locais alternativos como ônibus que percorrerá as ruas da cidade durante três dias do festival.

Em conversa com o blog da Secretaria Municipal da Cultura de Araçatuba Melinsky fez questão de, através de um texto, falar sobre o FESTARA que a partir deste ano, estará recebendo espetáculos de todo o Brasil. Confira abaixo o texto enviado pelo Diretor de Cultura, Alexandre Melinsky.

“A partir desse ano o FESTARA, Festival de Teatro de Araçatuba, passa a ser realizado em âmbito nacional, haja vista o grande interesse das diversas companhias e grupos teatrais de todo o país se mostrarem interessados em apresentar seus trabalhos e compartilhar suas pesquisas cênicas na cidade de Araçatuba, graças ao competente trabalho realizado pela Coordenação do Festival, pelo grandioso investimento da Prefeitura Municipal de Araçatuba, através da Secretaria de Cultura e pelo valioso apoio do SESC e do SENAC e as parcerias conseguidas através da POIESIS, ABAÇAI Cultura e Arte e Secretaria de Estado da Cultura.


O FESTARA 2011 será realizado de 14 a 23 de outubro em diversos locais da cidade, teatros, praças, ruas, barracões e ônibus e tem tudo pra ser o maior Festival cultural já realizado em Araçatuba, com 27 espetáculos em 10 dias, além das atividades formativas e das intervenções urbanas. Duas novidades desse ano, a primeira é a criação do Módulo Fomento, aonde espetáculos da cidade de Araçatuba farão parte da programação do Festival, uma forma de valorização e fomento da arte teatral produzida na nossa cidade. Cinco espetáculos se inscreveram e quatro foram selecionados. Outra novidade será a apresentação de um espetáculo dentro de um ônibus circular em movimento com capacidade para 40 pessoas por sessão. Serão três dias de apresentações. Toda a programação será gratuita, há uma possibilidade da troca de ingressos por alimento não perecível e a grade com a programação completa com os respectivos dias, horários, espetáculos e locais de apresentações, está sendo preparada e organizada e até o final da primeira quinzena de agosto já teremos tudo definido”.

Alexandre Melinsky
Diretor de Cultura da SMC
Coordenador Geral do FESTARA.

Todos os projetos inscritos foram analisados e avaliados levando em consideração a proposta de encenação, qualidade técnica e artística, currículo do espetáculo, pesquisa de gênero e de linguagem.


Após análise criteriosa dos 90 projetos inscritos para o Festival de Teatro de Araçatuba de2011, a comissão avaliadora, formada por Antônio José do Valle, o Toninho do Valle, Diretor, curador e professor de Teatro de São Paulo; Graziela Nunes representante do SESC SP, Polo avançado de Araçatuba e Alexandre Melinsky, representante da Secretaria Municipal de Cultura e do SENAC Araçatuba, selecionaram para a edição do FESTARA 2011 os espetáculos que podem ser conferidos no blog do FESTARA.

Comentários

Postagens mais visitadas